89

Escrito para Tommaso Cavalieri por volta de 1534, no verso de uma folha de papel com anotações relativas a quantias de trigo e respectivos preços. A série grande de oposições é um sinal da influência do poeta italiano do séc. XIII Francesco Petrarca (cf. versos 8, 10, 12 e nº 57 e 293).

5  senza piume, mesmo [sendo eu] implume: A seqüência de imagens está ligada à visão néoplatônica (o impulso à união divina, que torna a alma leve).
12-14 Come luna da sé sol, Pareço uma solitária lua: a imagem da lua que brilha com luz refletida. Veja-se uma imagem parecida no nº 101.
   Veggio co’ be’ vostr’occhi un dolce lume
che co’ mie ciechi già veder non posso;
porto co’ vostri piedi un pondo addosso,
che de’ mie zoppi non è già costume.
   Volo con le vostr’ale senza piume;
col vostro ingegno al ciel sempre son mosso;
dal vostro arbitrio son pallido e rosso,
freddo al sol, caldo alle più fredde brume.
   Nel voler vostro è sol la voglia mia,
i miei pensier nel vostro cor si fanno,
nel vostro fiato son le mie parole.
   Come luna da sé sol par ch’io sia,
ché gli occhi nostri in ciel veder non sanno
se non quel tanto che n’accende il sole.

Vejo com teus belos olhos um doce lume / que os meus, cegos, já  não me deixam ver; / carrego com teus pés um fardo pesado / que os meus, coxos, já não me deixam levar. / Mesmo implume, vôo em tuas asas; / teu engenho sempre me conduz ao céu; / pendente da tua vontade fico pálido e enrubesço, / frio ao sol, quente sob as mais frias brumas. / Minha vontade só existe em teu querer / Meu pensar em teu coração se decanta / Minhas palavras em teu alento se criam. / Pareço uma solitária lua, / pois nossos olhos no céu não sabem ver / somente o que o sol nos ilumina.

Questa voce è stata pubblicata in Michelangelo. Contrassegna il permalink.

Lascia un commento

