66

Escrito no verso de uma carta dirigida por  Battista Fingiovanni ao autor, em 23 de novembro de 1532, antecipa temas religiosos do período tardio (cf. nº 243 e seg.). O último verso está entre os excertos mais citados de Michelangelo.

1-4 Inverta-se: l’alma perché, minha alma (verso 4) decaiu, para que (verso 1)…
nel mie propio valor: acrescente-se: “soberbo” em meu próprio valor…
sott’altra insegna, sob outro emblema: comparação entre aspecto moral e iconografia militar (cf. Sonetos nº 10 e nº 14, cujo tema é o “papa guerreiro”).
legno: a cruz; doglia strema: a dor que vem pela crucificação.
11tal fu ‘l padre mio, em quem meu pai também nasceu: somos pecadores, desde o nascimento: reafirmação da ortodoxia religiosa.
12 Tu sol, Só tu: ou seja, Cristo.
Forse perché d’altrui pietà mi vegna,
perché dell’altrui colpe più non rida,
nel mie propio valor, senz’altra guida,
caduta è l’acqua che fu gia sì degna.
   Né so qual militar sott’altra insegna
non che da vincer, da campar più fida,
sie che ‘l tumulto dell’avverse strida
non pèra, ove ‘l poter tuo non sostegna.
   O carme, o sangue, o legno, o doglia strema,
giusto per vo’ si facci el mie peccato,
di ch’i’ pur nacqui, e tal fu ‘l padre mio.
   Tu sol se’ buon; la tuo pietà suprema
soccorra al mie preditto iniquo stato,
sì presso a morte e sì lontan da Dio.

Quiçá  por outrem piedade me venha / para que de erros alheios não ria, / em meu próprio valor, sem outro guia, / deca¡da alma que já  foi tão digna. / Nem sei sob outro emblema pelejar / não para vencer, apenas sobreviver / sem perecer sob a inimiga gritaria / onde teu poder não me sustentar. / ó carne, ó sangue, ó lenho, ó dor extrema, / justifique-se por vós o meu pecado; / em que meu pai também nasceu. / Só tu és bom: tua piedade suprema / socorra-me neste predestinado iníquo estado / tão perto da morte e tão longe de Deus.

Questa voce è stata pubblicata in Michelangelo. Contrassegna il permalink.

Lascia un commento

