57

Quarteto para um soneto não concluído, escrito na mesma folha do nº 56; as imagens são semelhantes e o poema foi provavelmente também dedicado a Tommaso Cavalieri.  Talvez se trate de duas alternativas para o início do mesmo poema.

1 S’i’ vivo: Se vivo mais: a paixão me dá vida.

3 série de oposições no estilo característico de Francesco Petrarca, poeta do séc. XIII e autor do Canzoniere, uma grande coletânea de poemas que constituem modelo da tradição européia.

S’i’ vivo più di chi più m’arde e cuoce,

quante più legne o vento il foco accende,

tanto chi m’uccide mi difende,

e più mi giova dove dove più mi nuoce.

Se vivo mais de quem me queima e dana, / quanto mais lenha ou vento o fogo acende, / tanto mais o que me mata me defende / e mais me contento onde mais me fere.

Questa voce è stata pubblicata in Michelangelo. Contrassegna il permalink.

Lascia un commento

