288

Soneto enviado ao Monsenhor Ludovico Beccadelli, arcebispo de Ragusa. Num dos manuscrítos do soneto consta uma carta enviada por Michelangelo a Giorgio Vasari (cf. nº 277): “Messer Giorgio, envio-lhe dois sonetos: apesar de insossos, eu o faço para que Vós vejais onde eu guardo meus pensamentos; e quando tiverdes oitenta e um anos, como eu os tenho, acrediteis em  mim…”.

1 favole, fábulas: no duplo sentido de “contos maravilhosos” e “vaidades”, “mentiras”.
4 con lor, com elas: negligenciei suas [de Deus] graças e volto a pecar mais que se não as tivesse tido elas.
   Le favole del mondo m’hanno tolto
il tempo dato a contemplare Iddio,
né‚ sol le grazie suo poste in oblio,
ma con lor, più che senza, a peccar volto.
   Quel c’altri saggio, me fa cieco e stolto
e tardi a riconoscer l’error mio;
manca la speme, e pur cresce il desio
che da te sia dal propio amor disciolto.
   Ammezzami la strada c’al ciel sale,
Signor mie caro, e a quel mezzo solo
salir m’è di bisogno la tuo ‘ita.
   Mettimi in odio quante ‘l mondo vale
e quante suo bellezze onoro e colo,
c’anzi morte caparri eterna vita.

As fábulas do mundo me levaram / o tempo concedido para Deus contemplar, / não só suas graças deixei no obl¡vio, / mas com elas, mais do que sem elas, a pecar torno. / O que a outros faz sábios, a mim deixa cego e tonto / e demoro a reconhecer meu erro; / falta a esperança e contudo cresce o desejo / que do amor próprio enfim me libertes. / Encurta-me a estrada que sobe ao céu, / Senhor meu caro, que só a metade por subir / exige ainda a tua ajuda. / Faze-me odiar quanto no mundo vale / e todas as belezas que canto e cultivo, / para antes da morte ganhar à vida eterna.

Questa voce è stata pubblicata in Michelangelo. Contrassegna il permalink.

Lascia un commento

