158

Madrigal (veja-se comentário ao nº 12) de data incerta, entre1542 e 1546, destinado à primeira edição (cf. apresentação); inspirado à <mulher bonita e cruel> (cf. nº  124).

1-2 Amor: a força do amor afasta a morte.
tal grazia: com este presente.
   l’alma: minha alma estaria mais contente sem este dom, ou seja: o afastamento da morte.
e quel, ele: o amor.
10-11 tal mercê: este presente, ou seja tua piedade tardia e forte, tanto me assusta.
12 è morte: significa a morte para o corpo.
13 ti ringrazio, te agradeço: subentendido, Amor.
15 tu ‘l fai più con mercé, tu o fazes mais com mercê: me matas mais por meio da recompensa que com a morte.
   Amor, la morte a forza
del pensier par mi scacci,
e con tal grazia impacci
l’alma che, senza, sarie più contenta.
Caduto è ‘l frutto e secca è già la scorza,
e quel, già dolce, amaro or par ch’i’ senta;
anzi, sol mi tormenta,
nell’ultim’ore e corte,
infinito piacere in breve spazio.
Sì, tal mercé, spaventa
tuo pietà tardi e forte,
c’al corpo è morte, e al diletto strazio;
ond’io pur ti ringrazio
in questa età: ch‚ s’i’ muoio in tal sorte,
tu ‘l fai più con mercé che con la morte.

Amor, com a força do pensar / a morte pareces de mim afastar, / e com tal graça travas minh’alma / que, sem ela, mais contente ficaria. / Caído está o fruto e já  seca sua casca, / e ele, um dia doce, ora amargo me parece; / antes, só me atormenta, / nas últimas, breves horas, / infinito prazer em curto tempo. / Tanto tal mercê me assusta / tua piedade tardia e forte, / que para o corpo é morte e o prazer destrói; / ainda assim te agradeço / nesta idade: pois se morro destarte / tu o fazes mais com mercê que com a morte.

Questa voce è stata pubblicata in Michelangelo. Contrassegna il permalink.

Lascia un commento

