135

Destinado à impressão (cf. apresentação), este madrigal (cf. nº 12) escrito entre 1536 e 1546 contém a seguinte dedicatória: “Ao senhor Donato [Giannotti] seu Michelangelo”.

Mentre c’al tempo… Ao passo que o tempo: na velhice (Michelangelo está com aproximadamente sessenta anos).
com’i’ credetti …, como pensei: expressa o sentido contrário, ou seja: nunca teria acreditado (na velhice) que o amor ainda me atormentaria.
etterni danni, eterna danação: Cf. Dante. Inferno, XV, 42: “che va piangendo i suoi etterni danni” (“Que chorando va sua danação eterna.”).
8-9 Fra ‘l timore e gl’inganni / d’amore e morte… Entre o temor e os enganos / de amor e morte …: entre o temor da morte e os enganos do amor.
10-11 ch’i’ cerco … del me’ di loro e di poi il peggio piglio, e busco … o melhor e depois o pior me cabe: Cf. F. Petrarca. Canzoniere. CCLXIV, 135: “et veggio ‘l meglio, et al peggior m’appiglio.” (“e vejo o melhor e ao pior me apego.”)
  Mentre c’al tempo la mie vita fugge,
amor più mi distrugge,
né mi perdona un’ora,
com’i’ credetti già dopo molt’anni.
L’alma, che trema e rugge,
com’uom c’a torto mora,
di me si duol, de’ sua etterni danni.
Fra ‘l timore e gl’inganni
d’amore e morte, allor tal dubbio sento,
ch’i’ cerco in un momento
del me’ di loro e di poi il peggio piglio;
sí dal mal uso è vinto il buon consiglio.

Ao passo que o tempo minha vida rouba, / amor mais me destrói, / nem me perdoa uma só hora, / como pensei após tantos anos. / A alma, que treme e urra / feito homem que de injustiça morre, / por mim se condói, em sua eterna danação. / Entre o temor e os enganos / de amor e morte, imensa dúvida me toma, / e busco num momento / o melhor deles e depois o pior me cabe; / assim, por maus hábitos ‚ vencido o bom conselho.

 

 

Questa voce è stata pubblicata in Michelangelo. Contrassegna il permalink.

Lascia un commento

